22 de Janeiro, 2021

Anvisa aprova uso emergencial de doses da CoronaVac envasadas no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, envasadas no país pelo Instituto Butantan. A aprovação foi feita pelos cinco integrantes da diretoria colegiada da agência na tarde desta sexta-feira (22).

Com isso, 4,8 milhões de doses do imunizante que foram envasados pela Butantan poderão ser incorporadas ao Programa Nacional de Imunização. Elas foram produzidas a partir do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da farmacêutica chinesa Sinovac, que desenvolveu o imunizante.

Atualmente, estão sendo aplicadas 6 milhões da CoronaVac que foram importadas prontas pelo Butantan. Nesta sexta-feira, devem chegar outros 2 milhões de doses da Índia, mas da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford. Ambas já tinham sido aprovadas para uso emergencial pela agência por unanimidade no domingo (17).

Mas, como as doses envasadas pelo Butantan têm outro processo produtivo, foi necessário um novo processo de análise.

Fonte: REvista Fórum