21 de Março, 2020

Coronavírus: Sindisaúde emite nota de apoio à categoria

NOTA EM APOIO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA SAÚDE

Considerando o papel do Sindisaúde de Caxias d Sul, sua responsabilidade na defesa dos profissionais da saúde e as questões envolvendo o atual cenário epidemiológico  pelo novo coronavírus (COVID-19) em todo o mundo, vem por meio desta NOTA manifestar-se.

Estamos vivendo um momento sem precedentes, de extrema gravidade e que nos submete a adoção de medidas drásticas para preservação da saúde e do trabalho dos profissionais da área da saúde. Devemos, sem exceção, buscar alternativas de segurança na prestação dos cuidados à saúde, evitando, assim, que os profissionais  que garantem o bem-estar de toda a população que busca esses serviços adoeçam. A relevância do trabalho dos profissionais da saúde, sobretudo neste momento, é imensurável e deve ser respeitada.

Assim, orienta-se que o estabelecimento de serviço que possa reduzir ou evitar a exposição dos profissionais da saúde de ao risco de contágio, assim o faça. Para tanto,  nos colocamos à disposição para negociar alternativas menos gravosas para o empregado. Lembramos que a vida e a saúde são nossos bens mais preciosos.

Para as instituições  que necessitarem manter ou ampliar o atendimento de saúde, ressaltamos a necessidade de garantirem tanto a estrutura, quanto os equipamentos e materiais necessários para atendimentos dos casos, garantindo aos profissionais de saúde uma atuação segura e livre de riscos. Destacamos, em especial, a necessidade de fornecimento de vestimentas adequadas aos profissionais da saúde no interior do estabelecimento de serviço, sem que as mesmas sejam  transportadas para o exterior, expondo toda a coletividade a risco de contágio.

O Sindisaúde de Caxias do Sul sempre se manteve ao lado da categoria, lutando por melhorias nas condições de trabalho e renda, não seria diferente neste momento de extrema dificuldade vivido por todos.

Precisamos nos manter calmos e tomar todas as medidas possíveis para preservar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da área, sem os quais toda a população agonizaria sem qualquer cuidado.

Estamos todos unidos aos profissionais que colocam sua vida em risco para cuidar da saúde dos demais. FORÇA, estamos aqui!

Diretoria do Sindisaúde de Caxias do Sul