03 de Junho, 2021

Deputados Estaduais gaúchos enviam moção de apoio ao PL da enfermagem

O texto enviado ao Senado é de autoria da Deputada Estadual Fran Somensi e contou com assinatura de outros 26 parlamentares
A deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos) propôs uma moção de apoio ao Projeto de Lei 2564/2020 (PL da enfermagem), que prevê a criação de um piso nacional para trabalhadores da enfermagem; englobando enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e também as parteiras. O PL em tramitação no Senado Federal desde maio de 2020 é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede). Segundo o texto da moção, o objetivo maior é valorizar a iniciativa da matéria e sensibilizar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que coloque o tema em ordem do dia, possibilitando a deliberação e votação do projeto.
De acordo com a parlamentar, que é farmacêutica e também atua na área da saúde, esse projeto representa uma luta antiga do setor da enfermagem, subvalorizada perante os níveis de exigências técnicas, complexidade e a responsabilidade do trabalho que exercem "Nós, enquanto sociedade, precisamos reconhecer e valorizar essa profissão; como questão de Justiça, por quem sempre esteve na linha de frente arriscando sua própria saúde em favor da nossa...Muitas vezes esgotados e sem as condições ideais de trabalho, mas sempre estiveram ali, na luta diária para salvar vidas. Também é uma questão de saúde pública urgente, uma vez que a falta, já evidente, desses profissionais, assim como o baixo interesse por formação na área, pode levar o sistema de saúde a níveis mais críticos do que os já enfrentados nos dias atuais", considera Somensi.
Para a presidente do Sindisaúde, Bernadete Giacomini, além dos problemas já enfrentados pela categoria como, condições inadequadas de estrutura para o atendimento; falta de equipamentos; alta carga de horas trabalhadas; a forte pressão psicológica pela perda de pacientes e colegas; o alto nível de complexidade de uma doença contagiosa e ainda sem cura, aumentou ainda mais a defasagem de profissionais no mercado. " Essa luta pelo piso da categoria é muito antiga por parte dos sindicatos e confederações de enfermagem de todo país. Precisamos lutar por essa condição digna de trabalho, em um setor que precisa conviver com os constantes afastamentos e abandono de trabalho, por esgotamento físico e emocional, que crescem a cada dia" salienta.
Estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a FIOCRUZ e o Conselho Regional de Enfermagem, aponta que mais de 25% desses profissionais trabalham mais de 40 horas semanais e quase 20% exercem mais de uma atividade em locais de trabalho diferentes. O mesmo estudo revela que a média salarial desses profissionais varia de 1 a 2 salários mínimos em mais de 50% dos casos, sendo que 14% recebem apenas um salário mínimo. Cerca de 14% recebem entre R $3 mil e R $5 mil mensais na rede pública e privada , e somente 4,9% recebem acima de R $5 mil mensais na rede pública e 1,3% na rede privada.
Na justificativa do texto da moção encaminhada ao senado, os parlamentares ponderam sobre a dificuldade enfrentada pelas casas de saúde. " Cabe deixar claro que, a presente moção de apoio não toma partido pela definição plena dos valores e carga horária expostas no texto original, uma vez que implica-se na gestão financeira das casas de saúde, onde muitas também enfrentam dificuldades. Mas é preciso que coloquemos o assunto em pauta, para que possamos discutir o tema em todo o país, respeitando também as adversidades regionais".
Fran também está solicitando uma audiência pública na comissão de saúde da Assembleia Legislativa para tratar o tema aqui no Estado.
Proponente: Fran Somensi
Subscrição: