26 de Setembro, 2017

Empresa que administra a UPA Zona Norte é denunciada no MTE por irregularidades trabalhistas

A direção do Sindisaúde de Caxias do Sul protocolou, nesta terça-feira (26/09), na gerência regional do Ministério do Trabalho e Emprego, uma denúncia de irregularidades trabalhistas na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte. A UPA pertence ao município, mas foi terceirizada para o Instituto de Gestão e humanização, que agora responde pela gestão dos serviços.

Segundo a denúncia, a empresa não formalizou os contratos de trabalho dos profissionais que estão exercendo suas atividades no local desde o dia 20 de setembro. O documento entregue ao MTE diz ainda que o empresa não fornece vale transporte aos trabalhadores, descumprindo a legislação, além de criar dificuldades de locomoção, já que a maioria não dispõe de recursos financeiros, visto que estavam desempregados.

A empresa também exige que os empregados comprem parte do uniforme, pois fornece apenas jaleco e obriga o uso de calça branca e sapatos da mesma cor. De acordo com a direção do Sindisaúde de Caxias do Sul, a medida adota pela empresa desrespeita a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.