10 de Maio, 2021

Entidades da enfermagem se mobilizam para um maio histórico na luta pela valorização da categoria

O Fórum Nacional da Enfermagem, coletivo formado pelas principais entidades da enfermagem no Brasil, divulga a programação da Semana da Enfermagem, que acontece de 12 a 20 de maio. As entidades que compõem o Fórum trabalham para ser um maio histórico na luta pela valorização da profissão, com intensa programação em Brasília e nos estados e municípios da federação, com apoio de Conselhos, Sindicatos e entidades regionais. Também vai se intensificar a mobilização para aprovação do PL 2564/2020, que institui o piso salarial da profissão e defende a jornada semanal de 30 horas, recomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

O mês de maio tem três datas importantes da Enfermagem: Dia do Enfermeiro, 12; Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, 17, e Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, 20. Neste ano, em especial, essas datas ganham relevância e destaque, em função da importância destes profissionais na pandemia e da possibilidade de votação no Senado do PL 2564, que já conta com voto favorável de mais de 50 senadores de diferentes estados da federação.

Completando 10 anos em 2021, o Fórum Nacional da Enfermagem tem por propósito colocar em evidência a profissão e seus desafios e necessidades. Fazem parte do fórum as seguintes entidades: Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN, Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CNTS, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem – ENEENF.

Fonte: CNTS