11 de Novembro, 2016

Fundação Araucária não paga totalidade dos salários e trabalhadores ameaçam greve

Trabalhadores terceirizados da unidade de Bento Gonçalves da Fundação Araucária estão em estado de greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta quinta-feira (10), devido ao pagamento de somente 45% do salário dos profissionais.

A direção do Sindisaúde de Caxias do Sul está acompanhando a situação e hoje já tomou as providências legais, na perspectiva de uma paralisação da categoria. Nesse sentido encaminhou ofício ao prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, notificando o município da decisão dos trabalhadores. O mesmo documento foi entregue à direção da Fundação Araucária.

O presidente do Sindisaúde, Danilo Teixeira, explica que é dever do sindicato tomar essas providências. “De acordo com a lei temos que Informar a decisão da assembleia de que, se no prazo de 72 horas, não houver o pagamento total dos salários, a categoria entra em greve”, explicou.

A Fundação Araucária possui cerca de 300 funcionários na unidade de Bento Gonçalves. Cerca de 150 são terceirizados e enfrentam o problema de atraso no pagamento de salários. Os demais são contratados pela prefeitura e recebem seus vencimentos em dia.