12 de Dezembro, 2019

IGH deixará a gestão da UPA Zona Norte

O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) vai deixar a administração da  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, em  Caxias do Sul. A organização social não vai mais prestar o serviço a partir de 29 de janeiro de 2020. A informação foi confirmada pela secretaria Municipal da Saúde. O secretário Julio Cesar Freitas da Rosa, no entanto, garante que não haverá prejuízos no atendimento.

Segundo ele, a mudança na gestão é resultado do aprimoramento dos mecanismos de fiscalização, que verificou o descumprimento de parte das exigências contratuais. De acordo com o secretário, a administração municipal passou a cobrar as adequações e a descontar valores em relação às metas não atendidas.

— Nós começamos a ser mais rigorosos no atendimento das metas assistenciais e, por isso, fizemos algumas retenções de valores e começamos a glosar algumas despesas que nós entendíamos, com o parecer da PGM (Procuradoria Geral do Município) e de toda a equipe técnica, que determinadas despesas não faziam parte do objeto do contrato.

De forma emergencial, a prefeitura irá contratar uma nova organização social que ficará à frente da UPA a partir de 30 de janeiro. Um dos compromissos, segundo Freitas, será manter o quadro funcional do IGH da unidade, que gira em torno de 200 profissionais.

Já está em elaboração um edital de licitação para contratar a empresa que assumirá de maneira definitiva a UPA da Zona Norte. Segundo o secretário, este processo terá critérios semelhantes aos usados para embasar o processo de contratação da organização que fará a gestão da UPA Central, o antigo Postão.

Fonte: Pioneiro