20 de Agosto, 2020

Parceria constrói caminho para profissionais da saúde atuarem pelo SUS após formados

CNTS/FEESSERS
Em mais uma importante parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde - CNTS e Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS - FEESSERS, segundo o secretário geral da CNTS - Valdirlei Castagna já está no ar, a Consulta Popular para o projeto que institui o exercício profissional social no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. O projeto é específico para profissionais que obtiveram diplomas em cursos custeados com recursos públicos, em instituições públicas ou privadas. O objetivo desta ação é oportunizar que todos os trabalhadores da saúde, quando formados, sejam contratados, no mínimo por dois (02) anos, para atender ao SUS, em qualquer lugar onde seja necessário.
Essa proposta também já foi deliberada em várias conferências de saúde, como uma forma de ajudar a suprir as carências profissionais do SUS. O projeto foi proposto pelo diretor secretário de assuntos dos aposentados da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS - FEESSERS, Paulo Silva da Silva, que o apresentou na sede da federação, durante reunião ampliada de diretores dos SINDISAÚDES filiados. Posteriormente o projeto foi apresentado ao Senador Paulo Paim (PT) pelo próprio diretor Paulo Silva em conjunto com o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer. Na sequência, foi conversado com o secretário geral da Confederação Nacional de Trabalhadores em Saúde - CNTS, Valdirlei Castagna que considerou uma proposta muito especial para toda categoria e após aprovada em sua diretoria, a Confederação está à frente do processo de assinaturas para que tramite e seja aprovado no Congresso Nacional e Senado. O secretário geral da CNTS e a diretora do sindisaúde Passo Fundo e da CNTS, Terezinha Perissinotto entregaram cópia do pré-projeto ao Senador Paim em busca de apoio. Link da votação no final da matéria.
Feliz com os encaminhamentos do projeto, o diretor Paulo Silva diz acreditar que este “é um grande projeto social, que vem beneficiar os trabalhadores em saúde de todas as categorias e usuários do SUS”. Afinal, quantos necessitam e dependem exclusivamente do sistema SUS, questiona o diretor. Para Paulo a aposta da CNTS e da FEESSERS comprovam que “o quanto é importante perseguir algo que se acredita muito”.
O projeto (Sugestão nº 19, de 2020, de autoria da CNTS) está desde o dia 10/08/2020 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (Secretaria de Apoio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) e desde ontem, 18/08/2020, está com a Relatora, Senadora médica do PROS - Zenaide Maia, do Rio Grande do Norte.
Participe da Consulta Publica pelo endereço eletrônico https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=143936