23 de Abril, 2021

Senado abre consulta pública sobre piso salarial da enfermagem

Com mais de 2,4 milhões de profissionais de enfermagem atuando na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, a categoria pressiona o Congresso Nacional para conseguir melhores condições de trabalho. O Fórum Nacional da Enfermagem, da qual a CNTS integra, cobrou do Senado Federal a urgência na votação do PL 2564/2020, que trata da criação de um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Segundo o texto apresentado pelo senador Fabiano Contarato (Rede/ES) e relatado pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN), o piso salarial nacional não poderá ser inferior a R$ 7.315. União, estados, Distrito Federal, municípios e instituições de saúde privadas não poderão pagar menos que isso como vencimento ou salário inicial de enfermeiros, com base numa jornada de trabalho de 30 horas semanais. Caso a jornada seja mais longa, o pagamento deverá ser proporcionalmente elevado.

O valor do piso da enfermagem, de acordo com o projeto, deverá servir de base para o piso das demais atividades auxiliares: 70% para o técnico de enfermagem (R$ 5.120,50) e 50% para o auxiliar de enfermagem e a parteira (R$ 3.657,50).

É hora de pressionar os senadores a colocarem o projeto na pauta de votação da Casa. Para isto, comece votando na consulta pública aberta pelo Senado sobre o PL 2564.  Até o momento, são mais de 600 mil votos favoráveis. Vote SIM se você concorda com o projeto que define o piso salarial. Para votar, clique aqui.

A CNTS lembra que o piso salarial nacional, assim como a jornada de 30 horas semanais, aposentadoria especial, descanso digno e melhores condições de trabalho são pautas prioritárias e histórica da categoria. E a aprovação do PL 2564/2020 visa corrigir uma desvalorização de décadas de milhões de profissionais que dedicam suas vidas para cuidar do próximo. Por isto, vote na consulta pública. Pressione os senadores. É hora de valorizar a categoria. A enfermagem merece ser tratada com respeito!

Fonte: CNTS