28 de Abril, 2020

Sindicato pede prioridade em testagens para profissionais da saúde

A diretoria do Sindisaúde protocolou documento junto à Secretaria Municipal da Saúde, dando conta da preocupação com a disseminação do coronavírus em Caxias do Sul, especialmente profissionais da saúde e seus familiares. O sindicato solicita  prioridade  que se refere aos exames de testagem de contaminação para os profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde, e Unidades de Pronto Atendimento de Caxias do Sul.

Segundo o sindicato, a pandemia trouxe uma crise sem precedentes e que nos leva a adoção de medidas drásticas para a preservação da saúde e do trabalho dos profissionais do setor.

Acrescenta que, diante das recomendações de isolamento de todo o grupo familiar, por 14 dias, em caso de suspeita de contaminação, verifica-se que um grande número de profissionais da saúde tem sido compelido a cumprir este isolamento domiciliar sem que seja realizado o teste de verificação da doença, o que leva os profissionais ao afastamento do trabalho. Destaca, ainda, a preocupação com a saúde dos profissionais, bem como a de seus familiares.

“Para evitar colapso no sistema de saúde com a falta de mão de obra, deixando a população desassistida, reiteramos a prioridade em fazer testes rápidos para esses profissionais que muito se dedicam e não medem esforços para  cumprir sua missão”, diz o texto.

O documento foi assinado por representantes do Coren RS, Hospital Saúde, Hospital Pompéia, Unimed Nordeste e Hospital geral.