22 de Dezembro, 2016

Trabalhador poderá sacar dinheiro de contas inativas do FGTS

Os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer e ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS.

Quando um trabalhador sai de um emprego para outro, sem ter sido demitido sem justa causa, a nova empresa passa a depositar o FGTS em uma nova conta. A anterior deixa de receber depósitos. Após três anos sem receber depósitos, ela passa a ser considerada inativa. O mesmo acontece quando o trabalhador fica três anos sem trabalhar com carteira assinada, ou seja, sem participar do FGTS.

A medida tem potencial de injetar R$ 30 bilhões na economia, estimou o presidente.

Notícias divulgadas antes sugeriam que o saque seria limitado a R$ 1.000, mas Temer confirmou que não haverá essa restrição e que o trabalhador poderá sacar todo o dinheiro que estiver disponível. No entanto, a maioria das contas inativas de FGTS (cerca de 86%, segundo Temer) tem pouco mais de um salário mínimo.

Com informações do UOL