01 de Dezembro, 2015

Bancário querem garantias de que Banrisul não será privatizado

A Assembleia Legislativa vota nesta tarde os projeto que criam duas novas subsidiárias do Banrisul, a Banrisul Cartões e a Banrisul Seguradora. Durante o dia, o SindBancários, que representa os bancários de Porto Alegre e da Região Metropolitana, fez uma manifestação em frente à Casa para defender que sejam aprovadas duas emendas que garantam que estas novas empresas não sejam privatizadas e que sejam dirigidas por funcionários de carreira do banco.

Segundo Everton Gimenis, presidente do SindBancários, a categoria é favorável à criação das subsidiárias, mas teme que isso possa ser uma primeira etapa da privatização do Banrisul.

“A criação de uma administradora de cartões e de uma seguradora poderiam vir a fortalecer o banco, em tese. O grande problema é que o governo não colocou no projeto e não aceita colocar emendas protetivas que garantam que ele não vai vender o controle acionário dessas empresas e que a administração vai ser do banco e de funcionários do banco”, disse Gimenis. “Se o governo criar essas empresas sem nenhuma salvaguarda, ele pode amanhã ou depois vender essas duas empresas como um todo, porque elas não vão estar abarcadas naquele artigo da Constituição estadual garante o plebiscito para a venda de controle acionário das empresas”, disse.

Fonte: Sul 21

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias Destaque