03 de Novembro, 2020

Nota de falecimento do presidente emérito da CNTS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) comunica o falecimento de um dos seus dirigentes mais ilustres, fundador e presidente emérito da entidade, José Lião de Almeida, aos 89 anos. O falecimento ocorreu nesta terça-feira (3), em São Paulo, de causas naturais. Sindicalista, auxiliar de enfermagem e advogado, Lião sempre foi um batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, articulou e criou a CNTS, em 1991, tornando-a uma entidade forte que representa milhões de trabalhadores.

A história de Lião sempre foi de luta em defesa dos direitos da categoria da saúde, buscando avanços na legislação trabalhista. Por conta do comprometimento com o projeto de transformação social do país, articulou e criou a CNTS. A criação da Confederação foi o primeiro e grande passo para a defesa intransigente dos serviços públicos de saúde e dos direitos sociais e trabalhistas da categoria.

Como presidente da Confederação, a atuação de José Lião de Almeida construiu novos e melhores dias para a categoria, especialmente na representação junto a instâncias de debate e propositivas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e na integração, com demais entidades de trabalhadores, visando fortalecer a organização sindical do país. Sob sua gestão, a CNTS se consolidou, seguindo princípios determinantes no sentido de bem representar os trabalhadores da saúde e, também, na qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade brasileira, essencialmente à grande maioria da população, usuária do Sistema Único de Saúde – SUS.

O alagoano José Lião de Almeida, entre tantas atribuições e sempre voltado para os mais necessitados exerceu, ainda, a presidência do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo – SinSaudeSP.

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias Destaque