25 de Junho, 2015

Agendamento para encaminhar seguro-desemprego

O encaminhamento para seguro-desemprego pode, agora, ser feito por agendamento diretamente na sede do Sine. Antes, o processo era executado por meio de senhas distribuídas nas primeiras horas da manhã, o que  ocasionava enormes filas em frente à sede do Sine em Caxias do Sul. A mudança, que  está em vigor desde segunda feira, busca evitar filas e reduzir o tempo de espera, já que, depois de agendar o encaminhamento, o trabalhador só volta à agencia em horário determinado. O agendamento pode ser realizado durante todo o dia, das 8h às 17h.

Tire suas dúvidas

Quem pode encaminhar o seguro-desemprego?

O trabalhador formal dispensado sem justa causa que comprove: se for a primeira vez que solicita o benefício – ter recebido 12 salários (consecutivos ou não) nos últimos 18 meses anteriores à dispensa. Se for o segundo requerimento – ter recebido 9 salários (consecutivos ou não) nos últimos 12 meses anteriores à data da dispensa. Se for o terceiro requerimento – ter recebido salário por 6 meses consecutivos.

O benefício é pago de três a cinco parcelas

Qual é o período para requerer o benefício?

Para o trabalhador formal, o prezo é de sete a 120 dias corridos, contados da data da dispensa

Onde e como encaminhar?

Em Caxias, no Sine, Avenida Júlio de Castilhos, 1.478, no centro. O agendamento ocorre das 8h às 17h. A partir de julho será das 8h às 16h.

Quais os documentos para encaminhar e agendar?

Requerimento via Empregador Web (SD), Comunicado de Dispensa via Empregador Web (CD), Termo de Rescisão/Homologação Contrato de Trabalho, exceto do FGTS, comprovante de renda dos últimos salários, carteira trabalho com número de PIS ou PASEP, CPF, RG e comprovante de endereço.

Com informações de Pioneiro.com

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias