26 de Junho, 2015

Audiência pública debate terceirzação

Uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim, realizada nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa, reuniu trabalhadores, sindicalistas e representantes de empresários. O Sindisaúde de Caxias foi representado pelo presidente da entidade, Danilo Teixeira. O tema do debate foi as terceirizações, já que o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, tramita agora, no Senado como PLC 30/2015.

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, participou da mesa da audiência ao lado do senador e parabenizou o parlamentar pelo espaço democrático que o Senado tem aberto para que se discuta o PL. “Vivemos um momento muito importante na vida do nosso país e precisamos resistir às forças conservadoras que assombram o Congresso. Os patrões levam tão a serio a terceirização que terceirizaram inclusive seus representantes nesta audiência. Ouvi-los só reforça ainda mais nossas convicções. Afinal o argumento usado pelo setor empresarial é que a terceirização vai aumentar as vagas de emprego. Ocorre que essa é uma grande mentira. Segundo estudos do Dieese, os trabalhadores terceirizados recebem 27% menos, e trabalham três horas a mais por semana. Assim, para manter os mesmos salários os trabalhadores, caso sejam terceirizados, terão que trabalhar mais e as vagas de empregos se reduzirão ao contrário do que defendem os patrões. Esse PL representa a desconstrução do direito do trabalho e da organização dos trabalhadores que serve para lutarmos por melhores condições e salários. Não permitiremos que esse retrocesso seja concretizado”, defendeu Vidor.

Fonte: Portal CTB-RS

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias