Sindisaude
54 3221.7453
54 9635.0765
05 de Novembro, 2015

Campanha alerta para prevenção de câncer de próstata

Depois do “Outubro Rosa”, campanha mundial contra o câncer de mama realizada em outubro, neste mês está sendo promovido em diversos países o “Novembro Azul”, para alertar sobre o câncer de próstata. O objetivo é informar os homens da importância do diagnóstico precoce e conscientizá-los sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é a prevenção, com orientação para que os homens, principalmente quem tem 50 anos ou mais, façam o exame de próstata. "Em especial, quem possui fatores de risco, como história familiar de câncer na próstata e os homens afrodescendentes”.

“Lamentamos que alguns desses diagnósticos não sejam feitos no momento em que a doença está em estágio inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro do homem”.

O urologista explicou que o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e que quando os sintomas aparecem, a doença já está avançada. Alfredo Canalini destacou que com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou. “Mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade”.

Fonte: Portal CTB

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias