Sindisaude
54 3221.7453
54 9635.0765
09 de Novembro, 2015

Seguridade discute projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso

A deputada Bendita da Silva (PT-RJ), relatora do Projeto de Lei 4.702/12, que regulamenta a profissão de cuidador de idoso, emitiu parecer favorável pela aprovação do PL Comissão de Seguridade Social e Família. Especialistas da área de saúde defenderam o projeto, de autoria do Senado, mas destacaram a necessidade de definir a atuação do cuidador de idosos.

Benedita explica que o número de pessoas no Brasil acima de 60 anos continua crescendo – de 12,6% da população, em 2012, para 13% no ano passado –, e já são 26,1 milhões de idosos no país. “A profissão de cuidador da pessoa idosa ou, simplesmente, cuidador envolve uma grande diversidade de atos e práticas que necessitam ser muito bem definidas, não só para uma correta atuação do profissional que está atuando, mas, principalmente, para o bem-estar da pessoa que está sendo atendida”, justifica a deputada.

Segundo o diretor de Assuntos Legislativos da CNTS, Mário Jorge Santos Filho, a Confederação vê com preocupação a regulamentação. “Antes de regulamentar a profissão de cuidador de idoso, devemos levar em consideração o campo de atuação e a formação destes profissionais. No nosso entendimento o cuidador de idoso deve ser uma especialização do técnico e do auxiliar de enfermagem”.

Fonte: CNTS

 

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias