11 de Setembro, 2015

Sessão solene em homenagem aos 40 anos do Sindisaúde

Será na próxima quarta-feira, dia 16, às 19h, a sessão solene em homenagem aos 40 anos de fundação do Sindisaúde de Caxias do Sul. A homenagem foi proposta pelo   vereador Henrique Silva (PC do B). O Sindisáude foi fundado no dia 17 de setembro de 1975, tendo como presidente do técnico em radiologia, Nelson Jordan Reis. Nos anos 1980,  já com a formação da nova diretoria, surgiram as primeiras mobilizações da categoria reivindicando melhores salários e condições de trabalho. A primeira greve da categoria foi realizada em 1987. O presidente à época era Valdirlei Castagna, hoje tesoureiro do sindicato e secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS). Segundo ele, a greve realizada naquele período trouxe conquistas que beneficiam a categoria até os dias de hoje, como, por exemplo, a redução dos turnos de trabalho.

O presidente do Sindisaúde, Danilo Teixeira, destaca o crescimento do sindicato e a organização da categoria ao longo da história. Afirma que o sindicato tem uma participação importante nas lutas gerais e específicas dos trabalhadores. Destaca também que a estruturação da entidade em nível regional e o investimento em áreas de lazer contribuíram para o crescimento do número de associados.

Base territorial

O Sindisaúde de Caxias do Sul tem na sua base territorial 27 municípios na região da Serra, totalizando em torno de 14 mil profissionais da saúde. Algumas cidades como Bento Gonçalves, Canela e Vacaria possuem subsedes para atender os trabalhadores da categoria.

VOLTAR PARA LISTA DE Notícias